Se seu comentário não aparecer de imediato é porque eles são publicados apenas depois de serem lidos por mim.
Isso evita propagandas (SPAM) e possíveis ofensas.
Mas não deixe de comentar!

domingo, 3 de julho de 2011

Livro: Crônica de uma Morte Anunciada

Engraçado como surgem as histórias. 
Imagino que para escrever esta o autor tenha parado um belo dia e pensado: Como tornar interessante uma história em que já se sabe o final desde a primeira linha?

"No dia em que iam matá-lo, Santiago Nasar levantou-se às 5 e 30 da manhã para esperar o barco em que chegava o bispo."

Isso só podia ser obra de Gabriel García Márquez, o escritor colombiano mais premiado de todos os tempos, em Crônica de uma morte anunciada (177pág, 2007), publicada originalmente em 1981 e já na 36º edição brasileira pela editora RECORD

Inaugurador do gênero “realismo fantástico”, vencedor do Prêmio Nobel de Literatura em 1982 e amigo pessoal de Fidel Castro são alguns epítetos comumente associadas ao autor, que é figurinha fácil em listas de melhores romances do século XX

Seus trabalhos mais conhecidos são Cem anos de solidão (1967) e Amor nos tempos do Cólera (1985), que virou filme em 2007, com participação de Fernanda Montenegro.

Em Crônica de uma morte anunciada, ele conta a história do assassinato do jovem Santiago Nasar, sob vários pontos de vista. 

A palavra crônica se encaixa perfeitamente no título pela preocupação do autor em aproximar a trama de um estilo jornalístico.

O narrador, que logo se revela personagem e testemunha das últimas horas de Santiago, apresenta depoimentos de vários habitantes na pequena vila ribeirinha onde moravam e tenta reconstruir o crime pelo olhar das testemunhas 27 anos depois do ocorrido.

Sabe-se que quem matou foram os irmãos gêmeos Pedro Vicário e Pablo Vicário para vingar a honra da irmã Ângela Vicário, que acusa Santiago Nasar de tê-la desvirginado, como pôde perceber o marido Bayardo San Roman antes de devolvê-la a família na fracassada noite de núpcias.

Gabo (apelido carinhoso do autor), constrói uma verdadeira tapeçaria com os depoimentos colhidos. Ele não se importa, por exemplo, de avançar e retroceder no tempo da narrativa enriquecendo a trama e conquistando o leitor ao ambientar-nos na rotina dos habitantes da pequena vila a margem do rio.

Infográfico feito por uma fã sobre os personagens do livro
O suspense se desenvolve aos poucos com alguns fatos apresentados mais de uma vez, mas sempre com informações novas que ajudam o espectador a montar o contexto em que Santiago foi morto.

A morte anunciada do título se explica pois, no momento do assassinato, quase todos os habitantes da vila já sabiam das intenções dos gêmeos em cometer o crime (eles vinham anunciando isso desde a madrugada anterior), mas ninguém tomou providências mais drásticas para evitá-lo. Cada um com seu motivo, claro.

Em determinado momento do livro (e isso determina a marca de um grande autor), o leitor se vê torcendo por Santiago Nasar, mesmo já sabendo qual será o final da história desde a primeira linha.

O que poucos leitores provavelmente sabem é que García Márquez baseou essa história num assassinato real com diz numa entrevista a revista VEJA em 1980: “...(o livro é) baseado num fato real e escrito de um jeito muito direto, muito rápido. A história é contada logo de saída, pois quis evitar aquele suspense vulgar cheio de armadilhas. Mas todo mundo que leu acabou ficando grudado no livro justamente por isso: acostumado às armadilhas dos livros de suspense, o leitor acaba achando que elas vão aparecer a qualquer momento, e não consegue desgrudar do livro.”

Um livro de poucas páginas, cuja leitura flui bem e pode ser devorado em poucas horas. Uma leitura rápida e ideal para quem quer conhecer o estilo marcante e apaixonante de Gabriel García Márquez.

Recomendado.

Valeu!

Ps.: entrevista completa de Gabo a VEJA: http://veja.abril.com.br/especiais/35_anos/ent_marquez.html

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
 
Tweet