Se seu comentário não aparecer de imediato é porque eles são publicados apenas depois de serem lidos por mim.
Isso evita propagandas (SPAM) e possíveis ofensas.
Mas não deixe de comentar!

terça-feira, 18 de janeiro de 2011

Filme: RED - Aposentados e Perigosos

Helen Mirren guiando uma gigantesca metralhadora automática.
John Malkovich paranóico e carregando um porquinho rosa.
Morgan Freeman vestindo um carnavalesco uniforme militar.
Brian Cox interpretando um espião russo apaixonado e cheio de charme.
Richard Dreyfuss fazendo o vilão.
E Bruce Willis, bem... sendo duro de matar de novo.

Se você gostou de algumas das descrições acima vai adorar RED – Aposentados e Perigosos (RED, 2010) novo filme do diretor Robert Schwentke, cujo último filme, Te Amarei para sempre, já comentei aqui.

Frank Moses (Bruce Willis) é um aposentado que mora sozinho numa tranquila vizinhança familiar americana. Só sai da rotina pra falar com Sarah (Mary-Louise Parker), a encarregada de sua pensão com quem mantém uma relação platônica por telefone. É então que sua casa é atacada por homens fortemente armados no meio da noite e ele, depois de matar a todos sem sofrer nenhum arranhão, vai a procura de antigos aliados pra descobrir quem reativou seu perfil na CIA (Agência Central de Inteligência) e porquê.

Adaptado da HQ de Warren Ellis e Cully Hamner, o roteiro do filme expande e muito a história dos quadrinhos em dois aspectos: deu companheiros a Moses e adotou um tom divertido e bem-humorado para a narrativa. 

Com uma estrutura bem simples e linear cheia de bons diálogos, cenas impactantes e frases de efeito, o roteiro só peca por deixar os personagens mal-aproveitados, visto que não existem muitas motivações pra fazerem o que fazem. Sua única explicação para estarem ali é a situação que move o filme, não existindo aprofundamento emotivo que exija muito dos atores.

O diretor segue toda a cartilha de filmes de ação da atualidade, mas consegue inovar com duas boas seqüências: a do passinho pra fora do carro em movimento (que aparece no trailer) e a que homenageia filmes de faroeste com um duelo entre uma magnum .44 e uma bazuca, que apesar de mentirosa é a melhor seqüência do filme.


Destaque para as atuações de John Malkovich, Brian Cox e Helen Mirren que conseguem entregar um pouco mais do que o roteiro exigia.


Bruce Willis, Morgan Freeman e Richard Dreyfuss (fora das grandes produções há algum tempo) fazem mais do mesmo, mas quem decepciona mesmo é Julian McMahon que poderia render bem mais pela importância do seu personagem na trama. 

Ou seja, apesar de atores premiados não dá pra esperar atuações profundas desse que é um típico (e bastante divertido) filme de ação.
Uma trama de velha guarda X novatos com pitadas bem humoradas e duas ou três seqüências de ação inovadoras é o que esperar de RED (que na sigla em inglês significa Aposentados Extremamente Perigosos).

Recomendado.

Valeu!

Um comentário:

David Honorio disse...

É um filme muito fraco, mas pelo menos não senti vontade de pedir o dinheiro de volta. Sobre as sequências de ação eu gostei quando estão no aeroporto e o visual e cortes rápidos lembram cenas de trailer videogame.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
 
Tweet