Se seu comentário não aparecer de imediato é porque eles são publicados apenas depois de serem lidos por mim.
Isso evita propagandas (SPAM) e possíveis ofensas.
Mas não deixe de comentar!

domingo, 25 de abril de 2010

Quadrinhos: Loveless -Terra Sem Lei

LoveLess – Terra sem Lei (132págs, 2010) é a nova publicação da Panini Editora que chegou as bancas nesse mês de Abril no Rio e em São Paulo.

Oriundo do selo VERTIGO da DcComics é mais uma opção pra quem está cansado de histórias de qualidade duvidosa que invadem as bancas mensalmente, principalmente as de super-heróis.

Wes Cutter acaba de voltar a sua cidade natal após ter ficado dois anos preso por ter lutado pelo lado perdedor na Guerra Civil americana. Seu objetivo é reassumir suas terras e reencontrar sua esposa Ruth, dada como desaparecida desde que o exército da União invadiu a cidade de Blackwater. Só que nem tudo é o que parece e ele e Ruth vão trazer sua vingança a cidade.

Só pra esclarecer: a Guerra Civil americana (1861-1865), também conhecida como Guerra da Secessão, foi um sangrento conflito que dividiu os Estados Unidos entre os Estados do Norte, de economia baseada no comércio, e os Estados do Sul, de economia baseada na agricultura. O Sul declarou guerra aos estados do Norte após a vitória de Abraham Lincoln nas eleições presidenciais, visto que ele era declaradamente a favor da abolição da escravatura, sendo que a escravidão era considerada essencial na economia dos estados sulistas.

Escrita por Brian Azzarello, o mesmo de 100 Balas (do qual já falei aqui), Loveless se passa no sul dos Estados Unidos, na época do velho oeste, onde todos tinham armas e era difícil manter a lei. 

Azzarello trabalha com um tema polêmico, o lado derrotado na Guerra Civil. Vemos homens, como Wes, que decidiram lutar na guerra não por serem a favor da escravidão, mas por quererem garantir sua independência e soberania sobre suas próprias terras. E mesmo a guerra tendo acabado, vários deles não desistiram de lutar pelo que acreditam, se tornando foras-da-lei.

O roteiro de Azzarello surpreende por ter vários níveis de atenção, ou seja, algumas vezes temos várias coisas acontecendo numa mesma cena. 

Por exemplo, alguns flashbacks acontecem no meio da ação. Isso quer dizer que temos ação ocorrendo no presente dividindo a cena com memórias do passado num mesmo espaço. O que torna a história não muito fácil de ser apreciada pra quem procura uma leitura rápida e despretensiosa. É preciso prestar atenção pra entender tudo.

Uma maneira de resolver isso foi a mudança de cores quando há alguma coisa a ser lembrada. O personagem do presente tem tons normais, enquanto aquele que divide a cena com ele, no passado, tem tons de sépia.

A arte de Marcelo Frusin é num estilo realista e simples com traços bastante elegantes, por assim dizer, abusando dos contrastes entre luz e sombras para criar emoção. Desenhos talvez muito bonitos para uma história sangrenta e pesada como essa.

A edição da Panini tem uma boa qualidade gráfica, mas carece de extras como informações sobre os autores e o texto de apresentação da série feito pelo próprio Brian Azzarello, que por acaso foi reproduzido no site da editora (http://web.hotsitepanini.com.br/vertigo/amor-e-sexo-no-velho-oeste/), onde Azzarello destaca seu amor pelo filmes de Faroeste e sua intenção de fazer de Loveless uma história com muita paixão, amor e luxúria (ou seja, sexo) no velho oeste.

Necessário dizer que essa edição compreende as cinco primeiras histórias do título, que nos EUA compreendeu 26 histórias. 

Não posso deixar de admitir também que não me senti satisfeito com essa edição, ou seja, fiquei com aquele gostinho de quero mais. Isso porque mesmo reunindo cinco das edições originais, a história não parece ter chegado nem na metade do que foi planejado pelo autor. Que venha mais Loveless!

Um faroeste diferente que não subestima sua inteligência contendo intrigas políticas, sexo, violência, romance, sexo (de novo) e, é claro, vingança é o que se pode esperar de Loveless – Terra Sem Lei.

Recomendado.

Valeu!

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
 
Tweet