Se seu comentário não aparecer de imediato é porque eles são publicados apenas depois de serem lidos por mim.
Isso evita propagandas (SPAM) e possíveis ofensas.
Mas não deixe de comentar!

domingo, 14 de março de 2010

Site: Porra, Maurício!

Maurício de Sousa, o criador da famosa Turma da Mônica, fez 50 anos de profissão em 2009. 

Em respeito a isso, uma série de homenagens foram prestadas ano passado a esse homem que ajudou a incutir o gosto pela leitura e a alfabetizar, por meio de seus personagens, milhões de brasileiros (eu, inclusive) nesses anos todos.

Homenagens oficiais feitas, e merecidas, vale dizer que as não-oficiais também chamaram atenção. Até mesmo do próprio Maurício.

O blog Porra, Maurício! pode ser considerado uma dessas homenagens, apesar de tardia, que virou um fenômeno da internet nas últimas semanas.

Criado por Fernando Marés de Souza, e atualmente escrito e editado por Pablo Peixoto, o blog faz sucesso ironizando com comentários sarcásticos e ferinos, imagens das criações de Maurício de Sousa.

O melhor de tudo é que eles não inventaram nenhuma das imagens ou tirinhas. Tudo é recolhido, enviado ou até mesmo escaneado das próprias publicações oficiais da Turma da Mônica. Fora de contexto, é claro, o que faz ficar muito mais legal.

São recorrentes: o fato do Cascão ter tomado banho em 1964, a fixação da Magali em "ervas", a pieguice do Xaveco como personagem secundário, a insistência do Cebolinha e Cascão se vestirem de mulher, o  Jeremias ser bem dotado e por aí vai.

Tudo recheado do comentário característico dos autores que começa sempre com o tradicional Porra, Maurício! em alusão ao fato do próprio Maurício ter aprovado todas as histórias que continham essas imagens. Como ele diz que faz pessoalmente, e uma por uma, até hoje.

Os autores fazem questão de frisar que são fãs inveterados do Maurício e de seus personagens e o blog surgiu como uma espécie de comentário irônico ao artigo do jornalista Dioclécio Luz publicado em 23/02/2010 no site do Observatório da Imprensa que critica ferozmente a Turma da Mônica e sua influência negativa nas crianças de hoje.

O blog começou como quem não quer nada, mas com uma rede de divulgadores informais chegou até o microblog Twitter, onde foi citado por uma das filhas do Maurício, Marina Sousa (@marinasousa), e até mesmo por dois roteiristas de seu estúdio.

O próprio Maurício chegou a falar do blog em seu Twitter, @mauriciodesousa, em resposta a Pablo Peixoto (@Pablo_peixoto) considerando-o, segundo suas próprias palavras: "levemente caústico, mas muito gozado".

Realmente, um brilhante sopro de novidade que tem o apelo inegável de mexer com nossos personagens de infância e, até mesmo, "revelar" algumas das suspeitas que tivemos enquanto crescíamos.

Se você já está cansado da chatice dessa moda do Politicamente Correto, que é evocado por Dioclécio no artigo, mergulhe de cabeça nesse blog completamente Politicamente INcorreto, que foi elogiado pelo próprio Maurício de Sousa.

Recomendado!

Ah! E não deixe de ler uma entrevista muito engraçada com o criador do blog, Fernando Marés de Souza, clicando aqui.

Valeu!

Um comentário:

David honorio disse...

PORRA ARNALDO!! SIMPLESMENTE PORRA!!!!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
 
Tweet