Se seu comentário não aparecer de imediato é porque eles são publicados apenas depois de serem lidos por mim.
Isso evita propagandas (SPAM) e possíveis ofensas.
Mas não deixe de comentar!

segunda-feira, 1 de junho de 2009

Dica de livro: Frenesi Polissilábico

Nick Hornby é um cara engraçado. Mas não de um jeito forçado ou nonsense. Ele é engraçado de um jeito inteligente.

Hornby nasceu e mora com a família na Inglaterra e fez 52 anos em Abril desse ano, mas sua prosa leve e divertida faz parecer que ele é muito mais jovem.

Autor de histórias que deram origens a filmes como Alta Fidelidade (com John Cusack) e Um Grande Garoto (com Hugh Grant), além de Febre de Bola (com Drew Barrymore), Hornby é, além de escritor, um músico amador e um fanático pelo Arsenal, famoso time de futebol inglês.

Seus livros costumam refletir fatos da vida, histórias de amor e amizades passadas na Inglaterra contemporânea com personagens marcantes e cheios de manias.

De leitura ágil e rápida, ele costuma conquistar leitores por fazer em seus livros várias referências a cultura POP em geral, principalmente à música e ao futebol.

Por exemplo:
- Seu primeiro best-seller, Febre de Bola, é quase um relato autobiográfico. Hornby conta sua vida através de partidas de futebol que testemunhou. É a história de um garoto que cresce obcecado por futebol e pelo Arsenal. E tem espaço até pro Pelé no meio.

- Seu segundo e mais famoso livro, Alta Fidelidade, é a história de um dono de uma loja de discos que termina com a namorada e pensa no amor como a combinação ideal de listas Top 5 de filmes, bandas, músicas e etc.

Seu último livro, Frenesi Polissilábico (Rocco, 2008), reúne artigos escritos por ele para a revista literária americana The Believer entre 2003 e 2006.Autor da coluna Stuff I´ve Been Reading (Coisas que tenho lido), ele discute principalmente livros e a literatura em geral, mas sempre arruma espaço pra música, futebol e até cinema.

Suas dicas (se é que podemos chamar assim) vão desde livros de autores consagrados como Charles Dickens até livros sobre como parar de fumar (que chega a aparecer umas três vezes entre suas leituras), passando por biografias de personalidades e relatos sensíveis de pais de crianças autistas (ele tem um filho assim).

O frenesi polissilábico que dá nome ao livro seria o grupo de editores engravatados da revista Believer que de vez em quando lhe dão broncas, censuram seus textos e até pedem pra ele falar bem de determinados livros em sua coluna. Ele não aceita, é claro, mas tenta manter o nível não citando o nome de um livro do qual não tenha gostado.

Antes de ser um escritor famoso, Hornby foi professor de Literatura e numas das colunas iniciais chega a dizer que se houvesse um luta de boxe entre a Literatura e qualquer outra forma de arte, a Literatura certamente ganharia. Mas ele logo volta atrás e na coluna seguinte reconhece que um determinado filme, música ou até um quadro podem sim ganhar de um livro ou mais.

Até alguns quadrinhos são citados por Hornby como dicas de leitura. Um dos que ele elogia é Y: The Last Man (que eu já indiquei aqui no blog).

Por causa de uma de suas colunas acabei conhecendo a banda Marah, uma banda de rock da Filadélfia-EUA que faz um som bem moderno e dançante com toques de gaita e flauta. Hornby narra seu primeiro encontro com a banda numa turnê que eles fizeram na Inglaterra e, desde então, sempre que vai aos EUA, encontra eles para tirar um som.

Um livro que flui como uma extensa e interessante conversa e serve como uma ótima introdução a prosa de Nick Hornby.

As dicas dadas por ele são todas muito bem justificadas e o livro é uma leitura recomendada principalmente pra quem gosta de ler, mas não sabe o quê.

Sendo que a principal filosofia de Hornby quanto a leitura é que, não importa o que você leia, deve ser sempre algo divertido.
Não sei se os 22 jovens engravatados e de roupão que formam o Frenesi polissilábico existem de verdade, mas depois de ler esse livro tenho certeza de uma coisa: quando eu crescer quero ser Nick Hornby.

Valeu!

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
 
Tweet